Páginas

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Tutorial - desenhar e pintar na porta do quarto

Oi gente!
Nessas férias eu decidi que queria dar um up no meu quarto, fazer alguma coisa diferente, mas , como dentro do meu quarto é muito cheio de coisa (preciso urgentemente fazer uma arrumação), decidi pintar a porta pelo lado de fora, e mostrar o resultado pra vocês!

1-
Desenhei na porta (à lápis), após fazer um rascunho. O desenho deve ser de alguma coisa que você consiga desenhar sem grandes dificuldades, à mão livre, mais de uma vez (pode ser com a ajuda de uma régua, etc.). Você também tem que pensar se no tamanho da sua porta, e tomar cuidado para escolher um desenho do qual você não vai enjoar.
Eu desenhei um dream catcher e uma tardis (da série Doctor Who):

2- 
Fui procurar a tinta certa para a pintura. Como a minha porta já estava pintada com esmalte, depois da reforma da casa, o certo seria ou pinta-lá com esmalte à base de água, ou com tinta acrílica (facilmente encontrada em qualquer papelaria), depois de lixar. Eu procurei o esmalte, mas só achei de galão, e só branco e preto, então optei pela tinta acrílica, mas sem lixar (por isso, vou ter que tomar muito cuidado pra não descascar). Recomendo comprar aqueles rolinhos de esponja para pintar a primeira camada do fundo, e pincéis de vários tamanhos para os desenhos (principalmente pequenos).

3- 
Antes de qualquer coisa, é necessário forrar o chão e o batente da porta com jornais, e colocar alguns sacos plásticos bem esticados no chão, pro caso de molhar ou pingar tinta. Hora de começar a pintar! Em qualquer tipo de pintura, deve-se pintar o fundo primeiro, e se você escolher mais de uma cor, sempre faça do mais claro pro mais escuro. A primeira camada deve ser feita com o rolinho, e a segunda pode ser com um pincel grande. Não esqueça de usar bem pouca tinta para não correr o risco de escorrer.
Eu escolhi três cores e fiz um pseudo-degradê:

4-
Depois que o fundo estiver bem seco, você pode pintar o resto, lembrando que você deve passar duas camadas em tudo, e usar os pincéis menores para não borrar os detalhes. As segundas camadas só podem ser feitas depois que tudo estiver bem seco, pois, com a tinta acrílica sem lixar a porta, se você passar mais tinta antes de secar, descasca. Depois de pintar tudo, e fazer todas as camadas, é legal contornar tudo de preto ou marrom (no caso do meu dream catcher) para realçar. O contorno deve ser feito com um pincel fino e o mesmo tipo de tinta do resto da porta.
A minha ficou assim:

5-
O último passo é envernizar a porta depois que tudo tiver secado muito (muito!). Para isso, compre um verniz de spray em qualquer loja de construção ou tinta. 


Bom, é isso! Espero que vocês tenham gostado! 
                                                                                                                          




Nenhum comentário:

Postar um comentário